• Tajá

Semana Santa: Amor e celebração na maior tradição católica

As tradições de uma das maiores festas religiosas.


Por Karla Gabriela


Forte tradição católica, a Semana Santa celebra a paixão, a morte e a ressureição de Jesus Cristo. Tem início no Domingo de Ramos, celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém, e finda no Domingo de Páscoa, com a ressureição de Jesus. A celebração mobiliza milhares de fiéis, que realizam diversas tradições durante toda a semana, para culminar no dia mais importante para esses religiosos, o domingo de páscoa, o dia que simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.


Foto: Brunna Silva

A celebração é rodeada de tradições, e cada uma possui um significado de extrema importância para quem a realiza, seja cristão ou clero da igreja católica.

A Missa de Ramos abre a Semana Santa. Na celebração móvel, o louvor do povo, com os ramos, é o reconhecimento messiânico de Jesus.

A Missa dos Santos Óleos acontece na manhã da Quinta-feira Santa, quando óleo de oliva é misturado ao bálsamo e consagrado pelo Bispo, para que futuramente possa ser utilizado em celebrações de Batismo, Crisma, Ordenação e Unção de Enfermos.

A Missa de Lava pés é realizada na Quinta-feira Santa, à noite, e tem como fundamento o gesto de Cristo em lavar os pés de seus apóstolos, ensinando que eles deveriam servir uns aos outros. É realizada também em memória à Última Ceia. Nessa data são retirados do altar qualquer manifestação de festa e alegria, como um gesto respeitoso pela paixão e morte de Jesus Cristo.

Tríduo Pascal tem início na Quinta-feira Santa. São três dias dedicados a memória da Paixão, Morte e Ressurreição.

Jejum/abstinência de carne vermelha é uma das tradições mais populares da semana santa, sendo realizada por praticamente todos os fiéis católicos. Acontece na Sexta-feira Santa e é uma forma de fazer parte do sofrimento de Jesus, através de penitência. O que reina nesse dia é o silêncio e orações. É um dia para recordar à paixão e morte de Jesus.

Vigília Pascal é a maior celebração desse período, pois é a primeira celebração oficial da ressureição de Jesus Cristo. É nesse período que, historicamente, pessoas são batizadas e recebidas em plena comunhão com a igreja. É uma celebração que relembra a vitória de Jesus em relação à morte.


Uma Cruz Para Jesus

Em Macapá, a programação da Semana Santa também mobiliza muitos religiosos, e por isso existem diversos eventos programados para o período. Um dos mais aguardados é, sem duvida, a peça Uma Cruz Para Jesus, que será encenada a céu aberto, contando com mais de 120 atores, músicos e produtores voluntários.

Nos dias 18 (quinta-feira) e 19 (sexta-feira), o espetáculo será exibido gratuitamente no anfiteatro (parte externa) da Fortaleza de São José de Macapá. A encenação é descrita como um dos maiores espetáculos a céu aberto, no Amapá, e conta a história desde a criação do mundo (sob a visão cristã) até a paixão de Jesus Cristo. A peça é uma realização da Companhia de Teatro Arena, e tem um pouco mais de 1 hora de duração.

41 visualizações