• Tajá

Professora cria projeto de preparação para o ENEM em escola na Fazendinha

Atualizado: 29 de Mai de 2019

Por Renato Conceição


O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino em todas as regiões do Brasil. Desde então, vem se tornando uma das principais portas de acesso às universidades, fazendo com que fique a cada ano mais concorrido.


Professora Denise participando de chamada pública - Arquivo pessoal

As provas do exame de 2019 acontecem só em novembro deste ano, mas a preparação dos alunos começa bem antes, são meses de dedicação e muitos estudos. A grande maioria são alunos recém-formados ou que estão cursando as últimas séries do ensino médio.


Pensando na melhora do desempenho de seus alunos, a professora Denise Cristina Vale, 36, criou o Pré-Enem Superação, um cursinho 100% gratuito e que vem rendendo bons resultados desde a sua criação, em 2005, com mais de 140 aprovados nesse período nas Universidades Federais e Estaduais do Amapá, e de fora do estado.


O projeto é desenvolvido na Escola Estadual José do Patrocínio, no distrito da Fazendinha, a 15km de Macapá, e atende aos alunos internos e à comunidade, que para Denise representa maiores possibilidades de aprovação. “Com o Pré-Enem Superação, nossos alunos ganham conhecimentos específicos para esse tipo de prova, o que permite um melhor desempenho”.


Questionada em relação as dificuldades de realização que o projeto enfrenta, a professora destaca a falta de apoio financeiro, pois não recebe ajuda de custo de nenhum órgão do governo, sendo necessário muitas vezes investir do próprio bolso para a impressão das apostilas e simulados disponibilizados em aula.


Aula Pré Enem Superação - Arquivo Pessoal

Quanto às parcerias, Denise pontua que os demais professores são muito importantes para a continuidade do projeto.


“Sozinha não seria possível desenvolver esse trabalho, por isso necessito das parcerias com outros professores que se disponibilizam para ajudar. Sem eles não conseguiria".


Leonardo afirma que as aulas são ministradas todas as terças, quintas e sábados durante a manhã, com a participação de alunos e professores de outras escolas e cursos, sendo dedicada uma observação maior para as aulas de redação que é a grande "vilã" no dia da prova. O estudante também afirma que os alunos que estão se preparando para as provas devem focar nos estudos, manter um objetivo e não deixar de participar das aulas.

Professora Denise participando de chamada pública - Arquivo pessoal

O Pré-Enem serve para ajudar não somente no dia da prova, mas também na melhora do desempenho dentro da sala de aula, pois muitas vezes os conteúdos ministrados serão vistos posteriormente, ou seja, são adiantados, e quando vemos mais adiante temos um melhor entendimento e ajuda a reforçar o aprendizado – ressalta Leonardo Melo, aluno do Pré-Enem Superação.


Outro estudante que está se preparando para prestar as provas no fim do ano é o jovem Guilherme Costa, 17, que vê no curso preparatório uma possibilidade maior de entrar na universidade. “Muitos jovens não possuem condições de pagar um cursinho preparatório e essa possibilidade é ofertada gratuitamente. Não podemos desperdiçar, todo ano têm alunos aprovados, basta manter foco e se dedicar".


Tanto Leonardo quanto Guilherme agradecem a dedicação dos professores e acreditam que o futuro depende de investimentos na educação, que somente a partir dela é possível alcançar o sucesso.


O Pré-Enem Superação vem se destacando a cada ano e o resultado são alunos aprovados em diversas faculdades. Fabrício Souza, 19, atualmente está cursando Geografia na Universidade Federal do Amapá. Ele é um destes aprovados e conta como foi a sua experiência: “através do Pré-Enem Superação, passei a acreditar mais em mim, pois até então não tinha nenhuma perspectiva de futuro universitário”.

Professora Denise participando de chamada pública - Arquivo pessoal

Fabrício enfatiza que a professora Denise foi uma de suas maiores incentivadoras. “Ela criou esse projeto para colocar os jovens da periferia na universidade pública. Ela sempre falava que era lá o nosso lugar”, diz.


O acadêmico ressalta aos alunos que estão se preparando para as provas desse ano que não deixem de acreditar em seus sonhos, que se dediquem, estudem e não desistam na primeira tentativa: - Que lutem pelos seus sonhos – enfatiza Fabrício.


O curso Superação é gratuito e todos podem ajudar a professora Denise nesta iniciativa doando qualquer valor. Através deste link é possível fazer as doações, e ajudar esses jovens a ingressar no Ensino Superior: https://www.google.com/amp/s/www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-pre-enem-superacao-cursinho-preparatorio-100-gratuito-deise-cristina-vale.amp.

41 visualizações