• Tajá

O sabor do Norte

Atualizado: 21 de Abr de 2019

Resenha/ Júlia Calado, editora de Variedades


Foto: Aline Moutinho

Variedade: qualidade dada a coisas que possuem diferentes formas, maneiras e jeitos. É algo diverso dentro de uma mesma classe. Isso significa que dentro de variedades podemos pensar cultura, falar de moda, contar curiosidades, ensinar sobre culinária. É um grande leque de possibilidades que nos mostra como o mundo é cheio de coisas para serem descobertas.


Quando falamos em divergência como algo positivo logo me vem à mente a culinária, que é tão rica nas suas diferentes maneiras de preparo. Um único alimento é capaz de produzir prazer, alegria e conforto. Todas as regiões do Brasil possuem aquela comida que quando comemos é como se estivéssemos recebendo um abraço quentinho, e no Estado do Amapá não seria diferente.


A caldeirada do peixe Filhote é conhecida por todos na região e traz esse efeito de paixão, família e união. Nós sabemos que os peixes do Norte são considerados os mais saborosos, mas agora quando misturamos peixe, pirão e um bom açaí, a felicidade é completa. Preparar esse prato é sinônimo de conhecimento regional. Os ingredientes são bem simples: peixe Filhote, temperos básicos como limão, alho, chicória, pimentinha. Aquelas especiarias marcantes do local. Sem esquecer de uma boa quantidade de amor, o principal.


Para o acompanhamento, o famoso pirão: um caldo bem saboroso e quente jogado em cima da farinha. Isso com certeza, leva qualquer macapaense à loucura. É claro que a forma de preparar esse alimento varia de família para família, é como uma tradição. Todos têm seu toque especial de deixar a comida inesquecível no paladar.


Foto: Aline Moutinho

Caldeirada de Filhote, assim como a cultura amapaense, tem forte influência indígena e apresenta um sabor único da Amazônia. Na cidade de Macapá é possível encontrar essa iguaria com muita facilidade, em pequenos e grandes restaurantes. Com formas únicas de se fazer, a comida em seu paladar traz um mix de sabores, como o cítrico do limão na carne do peixe, o forte sabor da chicória no caldo, a textura encorpada do pirão, podendo ser acrescentado ovo cozido dentro do prato que dá um toque especial.


Para você leitor que vem visitar o Estado do Amapá, recomendo que não perca a oportunidade de experimentar essa iguaria única tão rica em nutrientes, texturas, temperos e sabores. O sabor regional que você só encontra no Norte do Brasil.

16 visualizações