• Tajá

Ensino a distância abre portas para uma nova forma de aprendizado

Atualizado: 13 de Abr de 2019


Por Monalice Nogueira - Editora de Ciência e Tecnologia na revista Tajá



Foto: Roberta Scheibe

Vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente. Hoje é comum ver pessoas utilizando constantemente aparelhos eletrônicos para realizar diversas atividades. O desenvolvimento da tecnologia nas diversas áreas da educação trouxe uma diferença a mais, entre uma delas está o advento da internet na qual foi possível tornar a inclusão educacional algo real.


Educação a distância (EAD) está se destacando no cenário educacional Brasileiro. Não é de hoje que esse método existe, pois ele surgiu há mais de um século quando as pessoas realizavam cursos por correspondência para se profissionalizar. Apesar de cursos a distância serem presentes em algumas instituições físicas, a chegada da internet tornou possível a levada de conhecimentos para além dos muros das universidades.


Atualmente, a maioria de pessoas que se matriculam em cursos para realizar a distância são aquelas que prezam pela praticidade e economia, contando que não precisarão sair de casa para poder assistir às aulas e ainda podendo acompanhar de qualquer aparelho que contenha internet.


A educação a distância quebra todas nossas concepções de aulas tradicionais, já que não existe mais a sala de aula e o professor atua de modo diferenciado, e isso, às vezes, se torna um empecilho no aprendizado do aluno. Em caso de incerteza, o aluno nem sempre tem a oportunidade de tirar suas dúvidas com um docente e sua única opção será estudar o material didático e assistir às videoaulas disponíveis pelo curso.


Apesar de existir dificuldades no método de ensino a distância, ele abriu portas para levar conhecimentos em lugares que antes não era possível. Isso possibilitou que as salas de aula se modernizassem, além de fazer com que os alunos passassem a depender menos de seus tutores.


A educação a distância (EAD) apresenta uma vertente de ensino totalmente diferente do que estamos acostumados, porém não deixa de ser um novo olhar para essa área de educação. O EAD a cada dia vem se modificando para dar acessibilidade para as pessoas terem a oportunidade de se qualificar e, por conseguinte, conseguirem se integrar ao mercado de trabalho.


16 visualizações