• Tajá

Educação a Distância, uma perspectiva do futuro da Educação

Por Renato Conceição


A Educação a Distância (EAD) já é uma realidade para muitos brasileiros, e no Estado do Amapá não é diferente. Aprender sem ter que estar fisicamente na sala de aula é possível. A internet é o principal agente dessa relação entre aluno e instituição de ensino, pois as aulas em sua grande maioria são ofertadas no ambiente virtual.


A acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá Jamilly de Paula, 21, é uma das muitas pessoas que optaram por estudar através do ensino a distância. Jamilly aproveita as horas vagas da instituição federal para cursar uma segunda graduação (Letras-Espanhol), nesse novo modelo de ensino.

Para Jamilly, o ensino a distância permite estudar em qualquer horário do dia. “As aulas são ao vivo, mas depois disponibilizadas nas plataformas, assim podemos assistir quando e onde quisermos”.

Acadêmica Jamilly de Paula

Em relação às dificuldades entre um curso presencial ou a distância, a acadêmica destaca sendo iguais, pois, ambos exigem muita leitura, dando um grau de dificuldade bem elevado. Já em relação a diplomação, possui o mesmo peso, com etapas bastante parecidas para alcançar a tão sonhada formação.

Questionada sobre os ganhos salariais, Jamilly pontua que ainda existe preconceito quanto aos cursos de formação EAD, mas que tudo depende do profissionalismo de cada um.


“Quando somos bons profissionais nos destacamos no mercado de trabalho”, conclui.

Algumas instituições de ensino estão mesclando os cursos com aulas presenciais e a distância, o que acaba gerando diferentes opiniões.

Carla Cristina, 25, e Josiane Santos, 32, estão nessa situação. As acadêmicas do curso de Recursos Humanos em uma faculdade particular de Macapá dividem os estudos em aulas presenciais e a distância.

Acadêmica Carla Cristina

Josiane Santos

Josiane relata que fazer faculdade a distância torna-se difícil devido a diversos fatores, com destaque para a falta de computadores e acesso à internet, pois nem todos possuem esses meios em casa.

Tanto Josiane, quanto Carla não gostam do ensino a distância, e nem recomendam este modo de ensino, pois acreditam que seja mais difícil adquirir o aprendizado.

“A faculdade com aulas presenciais é melhor, pois tem sempre um professor que pode tirar dúvidas a qualquer momento”, denota Carla Cristina.

“É uma faculdade de fácil acesso."

A Coordenadora do setor de Ensino a distância de uma faculdade particular de Macapá Diana Santos, 33, diz essa modalidade de ensino é favorecida em relação às demais devido a facilidade que os alunos possuem em seu acesso.

"É uma faculdade de fácil acesso. Cada um faz o seu horário de estudo, é um curso que está voltado para aquelas pessoas que sonham em cursar o ensino superior, no entanto não tem tempo para estar dentro de uma sala de aula”, conclui.

Coordenadora de EAD Diana Santos

Questionada sobre os riscos que os professores de sala de aula possam ter em relação a instabilidade de emprego, mesma enfatiza que é muito baixo, pois assim como as pessoas optam em cursar o ensino superior a distância, muitos preferem uma faculdade presencial, ou seja, a imagem do professor dentro da sala de aula é indispensável.

Por fim, Diana ressalta que os cursos presenciais que mesclam disciplinas interativas em suas grades de ensino cumprem com decisões do Ministério da Educação, mas que em sua grande maioria as instituições de ensino ofertam todo o aparato para que os alunos não sejam prejudicados.

O Ensino a Distância, apesar de pouco admirado, vem se impondo como um dos grandes triunfos do novo modelo de educação. O aluno aprende tanto quanto quem está na sala de aula, porém requer uma série de processos e atenção. É uma forma de educação sem distância, possibilitando que o conhecimento chegue a lugares onde antes não chegava, e tem crescido cada vez mais na sociedade contemporânea, pois é extremamente adequado para atender às novas demandas educacionais existentes, que estão em processo constante de transformações, e aos poucos conquistará seu lugar no mercado.


50 visualizações