• Tajá

Atléticas ajudam na construção da vida acadêmica de estudantes da UNIFAP

Atualizado: 10 de Jun de 2019

Movimento das atléticas é uma febre entre os acadêmicos da universidade e vem se tornando a cada dia mais importante.


Por Edenilson Mendes


Para muitos que não participam de uma Atlética, a mesma tem como objetivo fazer apenas recepções de calouros e movimentar a vida social em ambientes acadêmicos, mas a verdade é que é muito mais do que isso. As associações universitárias promovem campeonatos esportivos, estão envolvidos com questões sociais dentro da comunidade e, principalmente, buscam realizar a integração entre os alunos.


O movimento de atléticas cresce a cada dia em Universidades pelo Brasil a fora e vem atingindo inúmeros meios acadêmicos. Na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP não é diferente. Felício Diniz, vice-presidente da Atlética Galvânica, do curso de Fisioterapia da UNIFAP falou sobre a importância da Atlética na vida acadêmica.

Felício, vice presidente da Atlética Galvânica. Reprodução: Atlética Galvânica

- Todas as atléticas têm uma ligação muito importante com a vida acadêmica dos que fazem parte delas, seja no âmbito esportivo, sociocultural, desenvolvimento de palestras, minicursos ou até mesmo entretenimento. As atléticas têm como proposta principal a interação, tornar o convívio mais interessante para os estudantes.


Segundo Felício, as atividades de cada atlética estão ligadas principalmente aos interesses de quem faz parte da associação. “Atualmente na UNIFAP o que tem mais atraído público é a realização de eventos esportivos. Tendo em vista que a universidade teve uma queda de rendimento nos últimos anos em jogos universitários, as atléticas têm motivado o surgimento de novos atletas acadêmicos”.


Um dos exemplos do recente sucesso de eventos esportivos das Atléticas na UNIFAP, foi o Campeonato de Futebol Projeto "Entrando em Campo", realizado no último mês de abril, que contou com a participação de diversas atléticas representando seu respectivo curso. Campeão do torneio, Hudson Pelaes, estudante de Educação física e jogador do time da Atlética Bravus, explicou como é representar o seu curso nesse tipo de competição.

Jogadores da Bravus após a conquista da Copa Projeto Entrando em Campo.Foto: Leandro Bezerra

- Ser campeão de um torneio entre atléticas representando a Bravus, é um sentimento que não tem explicação. A gente estuda, trabalha, e a noite, mesmo cansado vamos para o campo, “damos o sangue”, jogamos com vontade, com amor à camisa e ao nosso curso.


Hudson ainda fala como é participar da Atlética Bravus, do curso de Educação Física da UNIFAP. “A nossa Atlética é muito unida e organizada, muito acolhedora, que luta pelos nossos direitos dentro da universidade e a gente que joga por ela, temos enorme satisfação e orgulho de defendê-la”.


Dificuldades


A formação de uma atlética depende de inúmeros fatores, como a criação do estatuto, mas certamente o interesse é de longe o principal destes. Assim como toda organização, é necessário um núcleo que é responsável pela coordenação, no caso, a diretoria, e principalmente indivíduos que se interessam pelo propósito da entidade, que seria os associados. Em meio a isso, muitos problemas podem interferir no andamento de uma Associação Atlética.


Com a missão de construir a atlética de Jornalismo, o acadêmico Addan Vieira, atual presidente, contou os desafios que vem enfrentando para colocar a Atlética Redacta no cenário das Atléticas na UNIFAP. “O principal desafio é fazer andar o projeto, achar pessoas que estejam interessados e disponíveis para participar do projeto, com isso ter o desenvolvimento dele”, explicou.

Addan presidente da Atletica Redacta. Foto: Marina Guedes

Para Addan, é de extrema importância o curso de Jornalismo ter sua atlética, porque através dela poderá ajudar a unir os acadêmicos por meio de eventos, sejam eles esportivos, festas, palestras e etc.


- O fato de sermos um curso de comunicação, podemos através da Atlética desempenhar uma atividade que contribua com a nossa formação, por exemplo, nos eventos esportivos das atléticas, poderá ter fotógrafo, comentarista esportivo, narradores, todos do nosso curso, fazendo com que ganhem mais experiência.


Diversos cursos da UNIFAP têm atléticas ativas atualmente, se você gostou e tem interesse de participar, procure os responsáveis ou centro acadêmico dos respectivos cursos.

89 visualizações