- Tajá
App brasileiro é um dos vencedores do concurso mundial do Google
Atualizado: 6 de Jul de 2019
Por Monalice Nogueira - Editora de Ciência e Tecnologia
O projeto de um App brasileiro foi um dos 20 selecionados do concurso mundial do Google que aconteceu em Mountain View, na Califórnia. Sua premiação é um investimento de R$ 25 milhões que terá que ser divido com os demais ganhadores. Além do prêmio em dinheiro, os participantes também irão receber orientações de especialistas em inteligência artificial do Google.
O programa foi criado em 2012 e já foi baixado mais de 2 milhões de vezes segundo os seus fundadores. Os criadores Thadeu Luz e Carlos Wanderlan, ambos de 36 anos, tiveram a ideia ainda quando estavam na faculdade e eles esperam desenvolver o software ainda mais.
O aplicativo Hand Talk é voltado para o público se comunicar com pessoas surdas ou com deficiência auditiva, ele traduz o português para a língua brasileira de sinais, a libras.
O software está disponível para smartphones ANDROID na Google Play e sistema IOS na App Store. O aplicativo ainda conta com disciplinas e videoaulas temáticas que ensinam sinais associados a termos de informática, instrumentos musicais, supermercados, entre outros.
O Concurso contou com a participação de 119 países, entre os 20 selecionados há apenas um aplicativo brasileiro e um colombiano representando a América Latina; 9 representam os Estados Unidos.
